terça-feira, 13 de março de 2007


Para quem curte cachoeiras (ou cascatas) eu gostaria de sugerir uma visita a Santa Maria do Herval. A cidade é muito bonita, com recantos e casas antigas de encher os olhos, mas com uma cascata que é de tirar o fôlego. Na Cascata do Herval, foto ao lado, você podem ver um pouco do que é a possibilidade de passar por baixo de uma cascata de 125 metros (perto do topo) e quase não se molhar! É muito legal.

Além disso, a maioria das cascatas, incluído a Cascata do Herval, são perto do centro da cidade e são de fácil acesso. Da pra levar pai, mãe, gato papagaio, etc.

Abaixo relaciono alguma informações que reuni sobre a cidade e ao final o site da mesma.

Cascatas:

1) Cascata do herval: com 125 metros de queda livre d' água, localizada a 2 km do centro da cidade, possui belíssimas trilhas que passam meio a mata nativa, sendo ótimo local para camping.

2) Cascata Linha Marcondes: distante de 10 Km do centro;

3) Cascata Michel: localizada a 3 km do centro da cidade, ótimo local para quem gosta de estar em paz com sigo mesmo e em harmonia com a natureza.

4) Cascata dos bugres: localizada a 1,5 km do centro da cidade, sendo o local ideal para se entrar em harmonia com a natureza.


Balneario:

1) Balneario do Jacaré localizado a 3,5 km do centro da cidade, possui maravilhoso espaço para acampar, com belas paisagens de mata nativa, que tornam os banhos no rio cadeia ainda mais convidativos.

2) Balenario da amizade: localizado a 2,5 km do centro da cidade, sendo um ótimo local para camping, passeios na mata nativa e banhos de rio.

Belvedere:

1) Vista das corredeiras do rio cadeia: no balneário do Jacaré, localizado a 3,5 km do centro da cidade.

2) Balneario da Amizade: vista das corredeiras do rio Cadeia no Balneário da Amizade, ótimo local para camping.

3) Vista da mata nativa do blaenario da amizade: vista das corredeiras do rio Cadeia no Balneário da Amizade, ótimo local para camping.

Caverna:

1) Caverna dos bugres: localizada a 1,5 km do centro da cidade, local belíssimo com uma enorme caverna que antigamente era usado como moradia pelos índios caigangues.

Atrativos culturais:

1) Prédio historico da igreja evangélica, localizado na comunidade Padre Eterno Baixo, distante 8km do centro da cidade.

2) Casa de alvenaria e com faixada em madeira trabalhada em estilo enxaimel com mais de 80 anos de construção.

3) Prédio em estilo germânico construído a mais de 100 anos, onde até hoje fica a sede da Sociedade Atiradores de Boa Vista do Herval, localizado a 5 km do centro da cidade.

3) Centro cultural e historico de santa maria do herval com construção datada do século passado, localizado no centro da cidade.

4) Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora em estilo gótico, localizada no centro da cidade

Historico:

O primeiro morador de Morro dos Bugres tinha o sobrenome Buchermann de onde originou-se o nome da localidade. Dedicavam-se ao cultivo da terra, desbravando as matas abrindo suas roçadas, onde plantavam: cevada, trigo, centeio, fumo, milho, feijão. Estes primeiros colonos
passavam por muitas dificuldades pois o terreno era montanhoso, tiveram que lutar contra animais ferozes e os índios que habitavam a região. Por volta de 1844 chegaram os primeiros colonos a linha Herval onde hoje situa-se a sede do município, que apresentava um solo mais
propício para o cultivo. Daí originou-se o novo Município de Santa Maria do Herval. Primeiramente Santa Maria do Herval pertencia a São Leopoldo, depois passou a distrito de Dois Irmãos. O nome Santa Maria do Herval é uma homenagem a Santa Maria, padroeira da 1a Igreja construída na localidade, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora. Também compõe a sua denominação a palavra "Herval" que ressalta uma característica da região, que é a abundância de ervais. Em 12 de maio de1988, ocorreu a emancipação política e administrativa do
município, através da Lei Estadual n° 8.634.

Fonte: http://www.santamariadoherval.rs.gov.br/

Geolivre


Abaixo algumas informações sobre o sistema GeoLivre, desenvolvido pela nossa Procergs, que da acesso gratuito a dados geográficos sobre o nosso Rio Grande. Ele ainda não esta completo, mas já esta mais difícil se perder por este Rio Grande!

:-)

"O Geolivre é um projeto da PROCERGS que se iniciou em julho/2000 e visa prover informações básicas, confiáveis e permanentes sobre o espaço geográfico do Estado além de disseminar a tecnologia de Geoprocessamento nos diversos órgãos da administração direta e indireta do Rio Grande do Sul. "

Website: http://www.geolivre.rs.gov.br

sexta-feira, 2 de março de 2007

Olá! Que tal?

Este Blog tem como principal função divulgar informações interessantes sobre as aventuras dos Sequóias. Os integrantes do grupo irão deixar suas impressões, dicas e informações sobre as viagens e lugares explorados.